Datafolha: Moro segue sendo o ministro mais bem avaliado com aprovação 25 pontos superior a de Bolsonaro

Assim, o ministro da Justiça mantém um alto nível de aprovação mesmo em meio às constantes “frituras“

Lara Rizério

Senador Sergio Moro (União Brasil) foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Publicidade

SÃO PAULO – Sergio Moro segue sendo o ministro do governo de Jair Bolsonaro mas bem avaliado, segundo mostra pesquisa Datafolha divulgada na manhã desta quinta-feira (5) no jornal Folha de S. Paulo. 

Dentre os 94% de entrevistados que afirmaram conhecê-lo, 54% consideram sua atuação na pasta como ótima ou boa, 25 pontos porcentuais acima da avaliação positiva do governo Bolsonaro.

Outros 24% a consideram regular, e 20%, ruim ou péssima —2% não responderam.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os números de Moro são praticamente iguais aos registrados na pesquisa de julho (apesar da piora em relação às pesquisas anteriores). Naquele mês, eram 55% os que consideravam sua gestão boa ou ótima, 21% avaliavam como regular e outros 21% como ruim ou péssima (3% não responderam). 

Assim, Moro mantém um alto nível de aprovação em meio às constantes “frituras” por parte do presidente, a derrotas no Congresso e à divulgação de mensagens que expuseram a sua proximidade com procuradores da Lava Jato e aumentaram os questionamentos sobre a sua imparcialidade como juiz federal. 

O levantamento ouviu 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios entre 29 e 30 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Continua depois da publicidade

Vale destacar que, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada na segunda-feira, Moro também teve o melhor desempenho entre os nomes avaliados, incluindo o de Bolsonaro, apesar da piora da avaliação. 

As avaliações positivas (superiores a 6) de Moro foram de 67% da totalidade das respostas para 52%, enquanto as negativas (inferiores a 4) saltaram de 17% para 31%. As variações foram as maiores entre as personalidades políticas testadas pela pesquisa.

Bolsonaro tem nota 5,5, ante 6,7 obtida no primeiro mês de gestão – superado por outro ministro seu: Paulo Guedes (Economia), com nota 5,8. No período, as avaliações positivas de Bolsonaro foram de 60% para 48%, ao passo que as negativas subiram de 20% para 33%.

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país:

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.