Eleições 2022

Datafolha: Marcelo Freixo e Cláudio Castro estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do RJ

Freixo aparece com 22% das intenções de voto, enquanto Castro tem 18%; margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Por  Equipe InfoMoney -

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece tecnicamente empatado na disputa pelo governo do Rio de Janeiro com o atual governador do estado, Cláudio Castro (PL), segundo pesquisa Datafolha publicada ontem (7) pelo jornal Folha de S.Paulo.

No primeiro cenário estimulado (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), Freixo aparece com 22% das intenções de voto, enquanto Castro tem 18%.

Leia também:

Este cenário exclui os nomes de André Ceciliano (PT), Anthony Garotinho (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos).

Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Freixo oscila entre 19% a 25% das intenções de voto, enquanto Castro oscila entre 15% a 21%.

Eles são seguidos pelo ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%, e Eduardo Serra (PCB), com 5%. Já Cyro Garcia (PSTU) aponta 4% das intenções de voto.

O ex-presidente nacional da OAB Felipe Santa Cruz (PSD) registra 3%, enquanto Paulo Ganime (Novo) aparece com 2%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 33% e 7% dos entrevistados não souberam responder.

O Datafolha ouviu 1.218 pessoas entre os dias 5 e 7 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-05998/2022.

O índice de confiança é de 95% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).

No segundo cenário estimulado, que inclui todos os nomes citados anteriormente, Freixo lidera com 18%, seguido por Castro (14%), Garotinho (7%), Rodrigo Neves (5%), Eduardo Serra (4%), Santos Cruz (4%), Cyro Garcia (3%), André Ceciliano (2%), Felipe Santa Cruz (2%) e Ganime (1%).

Brancos e nulos somaram 30% dos entrevistados e 9% não souberam responder.

O Datafolha fez ainda um cenário espontâneo, no qual os entrevistados são livres para indicar seus candidatos sem que o pesquisador apresente uma lista de nomes.

Neste cenário, Freixo aparece com 5%, contra 4% de Castro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve concorrer ao Planalto, aparece com 2%, seguido por Rodrigo Neves (PDT), com 1%.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe