Datafolha: Lula tem 49% dos votos totais no segundo turno, e Bolsonaro, 45%

Pesquisa foi feita entre segunda (17) e esta quarta-feira (19), portanto capturou os impactos do primeiro debate entre os candidatos no segundo turno

Marcos Mortari

Publicidade

A 11 dias do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão em condição de empate técnico na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19).

O levantamento, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, mostra que Lula tem 49% das intenções de voto totais. Já Bolsonaro aparece com 45%. A distância, de 4 pontos percentuais, está no limite da margem de erro estimada para cada candidato pelo instituto, de 2 p.p. para cima ou para baixo.

O resultado mostra estabilidade no desempenho de Lula em comparação com o levantamento da semana passada. Já Bolsonaro oscilou positivamente 1 ponto percentual. Eleitores que dizem votar em branco ou nulo somam 4% do eleitorado – 1 ponto a menos no mesmo comparativo. Já os que não souberam ou optaram por não responder ao questionamento continuam representando 1% dos entrevistados.

Continua depois da publicidade

Considerando os votos válidos (ou seja, excluindo eleitores que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos), Lula tem 52%, enquanto Bolsonaro aparece com 48%. Os números indicam um crescimento de 3,6 pontos percentuais para o petista e de 4,8 ao atual presidente em relação aos resultados das urnas no primeiro turno.

O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios. O índice de confiança é de 95% − o que significa que, se o levantamento tivesse sido feito mais de uma vez exatamente sob as mesmas condições e no mesmo período, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07340/2022.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.