Datafolha: Lula mantém liderança com 49% dos votos totais no segundo turno; Bolsonaro tem 44%

Levantamento, divulgado a 3 dias das eleições, capturou integralmente os impactos dos episódios envolvendo o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB)

Marcos Mortari

Publicidade

A três dias do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a dianteira na disputa pelo Palácio do Planalto, travada com o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo nova pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha nesta quinta-feira (27).

Leia também: Datafolha realiza pesquisas eleitorais presenciais em pontos de fluxo: entenda a metodologia adotada

O levantamento, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro − portanto, após os episódios envolvendo o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) −, mostra que Lula continua com 49% das intenções de votos totais, patamar que o petista tem mantido desde a primeira semana após o primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Já Bolsonaro aparece com 44%, o que representa uma oscilação negativa de 1 ponto percentual em comparação com a última semana. O movimento ocorre dentro da margem de erro estimada para a pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Eleitores que indicam votar em branco ou nulo somam 5%, enquanto 2% não souberam ou optaram por não responder ao questionamento em cenário estimulado (isto é, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores). No último levantamento, os dois grupos representavam, respectivamente, 4% e 1% dos entrevistados.

Leia também: Pesquisas eleitorais são confiáveis? Entenda as diferentes metodologias aplicadas pelos institutos

Continua depois da publicidade

Considerando os votos válidos (ou seja, excluindo votos em branco ou nulo e eleitores indecisos), Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. A distância, ao contrário do que indicam outros institutos, não configura empate técnico entre os candidatos.

Os números, se confirmados, indicam um salto de 4,57 pontos percentuais de Lula e de 3,8 p.p. de Bolsonaro em relação à votação em primeiro turno, quando o petista terminou com 48,43% dos votos válidos e o atual presidente, candidato à reeleição, ficou com 43,20%.

Leia também: Bolsonaro e Lula tiveram votação “subestimada” ou “superestimada” por pesquisas em ao menos 18 Estados e no DF; o que esperar para o 2º turno?

Continua depois da publicidade

Já na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores), Lula aparece com 47% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 42%. Neste caso, os chamados “não votos” somam 9%, enquanto 1% deram outras respostas.

Este foi o quarto levantamento realizado pelo Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O instituto entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.