Datafolha: Lula mantém 50% dos votos válidos; Bolsonaro oscila para 36%

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Lula pode ter algo entre 48% e 52% dos votos válidos, e Bolsonaro de 34% a 38%

Marcos Mortari

Publicidade

A três dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29).

O levantamento, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, mostra que Lula tem 50% das intenções de voto válidas (ou seja, excluindo eleitores que indicam que votariam em branco, nulo ou estão indecisos). O Datafolha passou a divulgar o resultado de suas pesquisas em votos válidos, porque este é o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contabilizar o resultado da disputa.

O desempenho de Lula é o mesmo observado na semana passada. Tal patamar aponta possibilidade de conclusão do pleito já no primeiro turno, caso seja confirmado pelas urnas no próximo domingo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Pela regra, um candidato é eleito sem necessidade de disputar o segundo turno quando atinge pelo menos 50% dos votos válidos mais um voto. Como a margem máxima de erro da pesquisa Datafolha é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, Lula pode ter algo entre 48% e 52% dos votos válidos.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 36% das intenções de voto válidas. Considerando a margem de erro, ele poderia ter entre 34% e 38%. O desempenho do mandatário no levantamento atual representa uma oscilação positiva de 1 p.p. em relação à semana anterior.

Leia também: Datafolha realiza pesquisas eleitorais presenciais em pontos de fluxo: entenda a metodologia adotada

Continua depois da publicidade

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 6% das intenções de voto válidas, indicando uma leve tendência de queda na reta final da campanha. Duas semanas atrás, ele tinha 8%, e oscilou para 7% no último levantamento.

A senadora Simone Tebet (MDB) manteve os 5% da semana passada, e continua em condição de empate técnico com o Ciro. Já a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1% − oscilação negativa em 1 p.p. em relação ao desempenho das últimas duas semanas. Ela também está tecnicamente empatada com Tebet, no limite da margem de erro.

Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% das intenções de voto válidas cada um.

Considerando um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa mostrou que o petista manteve a vantagem de 15 pontos percentuais do último levantamento, com 54% das intenções de voto contra 39% para o atual presidente.

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem máxima de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro do limite da margem de erro.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-09479/2022.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.