Datafolha: Lula é aprovado por 38% dos brasileiros, mas tem pior performance na pesquisa em início de mandato

Nas duas gestões anteriores do petista, Lula tinha aprovação de mais de 40% dos brasileiros em início de mandato

Equipe InfoMoney

Brasília (DF) 20/03/2023 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante solenidade que anunciou a retomada do programa Mais Médicos para o Brasil.

Publicidade

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em três meses de governo, é menor que a registrada no início de seus mandatos anteriores, aponta pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, Lula tem a aprovação de 38% dos brasileiros e é reprovado por 29%. Dos entrevistados, 30% consideram o governo regular e outros 3% disseram não saber responder.

Entre os dias 29 e 30 de março, o Datafolha ouviu 2.028 pessoas, em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No primeiro mandato de Lula, em 2003, a aprovação do presidente era de 43% nos primeiros 90 dias de governo e a rejeição, de 10%. Em 2007, em sua segunda passagem pela presidência, Lula era aprovado por 48% dos brasileiros e rejeitado por 14%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A mais nova pesquisa Datafolha mostra que a reprovação ao petista é semelhante a de Jair Bolsonaro (PL) em 90 dias de governo.

Em 2019, no início do mandato, Bolsonaro teve o pior desempenho de popularidade entre presidentes em primeiro mandato, desde o início da redemocratização, em 1985.

A gestão do ex-presidente, à época, era avaliada como ruim/péssima por 30% dos participantes da pesquisa, enquanto 32% avaliavam como bom/ ótimo e 33%, regular.

Continua depois da publicidade

Para maioria dos entrevistados, Lula fez menos que o esperado

Para 51% dos participantes da pesquisa Datafolha, Lula fez menos do que o esperado nos três primeiros meses de governo. Outros 25% responderam que o presidente fez o que se esperava enquanto 18% avaliam que o mandatário superou expectativas.

Sobre o futuro do governo, 50% acreditam que a gestão de Lula será ótima ou boa; 27% afirmaram que será regular e 21%, ruim ou péssimo.

Sobre as promessas feitas por Lula durante a campanha, 28% dos entrevistados acredita que elas serão cumpridas; 50% disseram que apenas uma parte das promessas será realizada; 21% responderam que nenhum compromisso será cumprido.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.