Datafolha em Belo Horizonte: Fuad Noman tem 53%, e Bruno Engler, 47%

A pesquisa Datafolha entrevistou 1.674 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

Na véspera do 2º turno das eleições municipais, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), continua liderando a corrida eleitoral na capital de Minas Gerais, mostra pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (26).

Segundo o levantamento, o atual prefeito e candidato à reeleição aparece com 53% dos votos válidos, ante 47% do deputado estadual Bruno Engler (PL).  

Para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra os votos brancos e os nulos, mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral. O cálculo também não leva em conta os eleitores que se declararam indecisos.

Veja os números:

Continua depois da publicidade

Fuad Noman (PSD): 53%
Bruno Engler (PL): 47%

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Fuad Noman lidera 37% (eram 35%), ante 28% de Engler (eram 29%).

Estimulada

O Datafolha também mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores no momento da entrevista. Nessa caso, Fuad tem 48% das intenções de votos, ante 46% na pesquisa anterior; já Engler tem 42%, contra 39% no último levantamento.

Continua depois da publicidade

Votos em branco, nulo ou nenhum somaram 7% (eram 10%). Já o total de participantes que disseram não saber em quem votar foi de 4%, contra 5% na pesquisa anterior.

A pesquisa do Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, entrevistou, presencialmente, 1.674 pessoas de 16 anos ou mais em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-01286/2024.