Eleições 2014

Datafolha divulga nova pesquisa a partir do dia 16 e inclui Copa no questionário

Além das perguntas sobre intenção de voto, a pesquisa também questionará sobre o efeito da goleada sofrida pelo Brasil e possível substituição do técnico Felipão

SÃO PAULO – O instituto de pesquisa Datafolha realizará nova pesquisa eleitoral para a presidência, que tem previsão para ser divulgada a partir da próxima quarta-feira (16). A pesquisa, que tem o registro BR-00219/2014, foi contratada pela empresa Folha da Manhã, sociedade gestora de participações sociais que controla os jornais Folha de S. Paulo e Agora São Paulo e foi registrada nesta sexta-feira (11).

A entrevista com 5.468 eleitores será realizada entre os dias 15 e 16 de julho. Serão realizadas entrevistas 223 municípios, localizados nas seguintes unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Amazonas e Rondônia.

O TSE ainda divulgou o questionário completo a ser aplicado, com perguntas espontâneas e estimuladas sobre qual será a opção de voto dos eleitores para presidente. Além disso, há perguntas sobre a qualidade do atual governo de Dilma, além das perspectivas do entrevistado sobre inflação, desemprego e poder de compra da população. Para conferir o questionário completo, clique aqui.

PUBLICIDADE

Ainda mais curioso, o questionário também irá abordar perguntas sobre a Copa do Mundo e o efeito que a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha teve sobre o sentimento dos eleitores. Entre as questões estão se a Copa trouxe mais benefícios ou prejuízos para o País e qual, dentre todos os candidatos é o mais beneficiado e o mais prejudicado pela derrota do Brasil.

Além disso, há também perguntas sobre o técnico Felipão, questionando o desempenho dele ao treinar a seleção no mundial. Além disso, a pesquisa pergunta se ele deve ser mantido no cargo e, em caso de saída, quem deveria ser o novo treinador. Entre as opções de novo técnico estão Tite, Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Carlos Alberto Parreira, Zico, Marcelo Oliveira, Mano Menezes e Cuca. Por fim, o Datafolha ainda pergunta qual a responsabilidade da CBF, comissão técnica e dos jogadores na derrota.