Publicidade
A maioria absoluta dos brasileiros mantém a convicção sobre o voto dado na eleição presidencial de 2022. Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (8) mostra que 91% dos entrevistados não se arrependem da escolha feita no segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Outros 8% afirmam ter se arrependido, enquanto 1% não soube responder.
O comportamento se repete praticamente de forma idêntica entre os dois grupos de eleitores. Entre quem votou em Lula, 91% continuam satisfeitos com o voto; entre os que escolheram Bolsonaro, o índice é de 92%.

Não reeleger Lula é o que vai salvar o Brasil e salvar meu pai, diz Flávio Bolsonaro
Senador e pré-candidato à presidência pelo PL destacou que, caso eleito, será uma versão “moderada” de Jair Bolsonaro

Tarcísio apoia Flávio Bolsonaro, mas diz que direita terá mais nomes em 2026
Governador de São Paulo confirmou apoio ao senador, citou alternativas na direita e evitou detalhar seu papel na corrida presidencial
Os arrependidos se concentram principalmente no Sul do país, onde chegam a 11%, e entre brasileiros que ganham até dois salários mínimos, faixa em que o percentual chega a 10%. Já entre quem recebe de cinco a dez salários mínimos, 94% afirmam não ter mudado de opinião sobre o voto de 2022.
Continua depois da publicidade
A pesquisa também investigou o peso atribuído à próxima eleição presidencial, marcada para outubro de 2026. Para 77% dos entrevistados, o pleito terá papel “muito importante” na vida pessoal e familiar. Outros 14% consideram a disputa “um pouco importante” e 8% dizem que será “nada importante”.
O engajamento é maior entre os eleitores de Bolsonaro, grupo em que 85% classificam a eleição como decisiva para o futuro. Entre os que votaram em Lula, o índice é de 79%.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.