Publicidade
Divulgada nesta terça-feira (24), uma nova pesquisa do Datafolha aponta que 74% da população identifica-se como petista ou bolsonarista, indicando que a polarização política segue atingindo a maior parte dos brasileiros. O levantamento foi feito entre os dias 2 e 4 de dezembro, e a margem de erro é de dois pontos.
Aos entrevistados foi feita a seguinte pergunta: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?”.

Bolsonaro deixa prisão e é internado em hospital de Brasília para cirurgia
Ex-presidente saiu da Polícia Federal após 32 dias preso e passará por procedimento para correção de hérnia inguinal bilateral

Lula diz que tarifaço dos EUA teve impacto ‘irrelevante’ no Brasil
Presidente fez uma análise do cenário econômico durante cerimônia no Palácio do Planalto de assinatura do decreto que reconhece a música gospel como manifestação cultural
Segundo a pesquisa, 40% identificam-se com o polo associado ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro representavam 34%. Outros 18% dos entrevistados colocam-se como neutros, enquanto 6% dizem não apoiar nenhum deles e 1% não soube responder.
Continua depois da publicidade
A pesquisa anterior do Datafolha sobre o tema foi feita no fim de julho. O número de brasileiros que se entendia como petistas ou bolsonaristas não era muito diferente, ficando em 76%, estando dentro, portanto, da margem de erro.
Naquele momento, no entanto, os dois grupos estavam tecnicamente empatados, com petistas sendo 39% e bolsonaristas 37%. No novo levantamento, os petistas passaram a ser maioria. A nova pesquisa foi feita após a prisão e a condenação de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal pela trama golpista.
O Datafolha destaca que o petismo é mais predominante entre mulheres (42%) e aposentados (45%) e aqueles com escolaridade até o ensino fundamental (52%). Já o bolsonarismo é mais presente entre homens (37%) e empresários (41%), com remuneração entre 5 e 10 salários mínimos (42%). O petismo também mais predominante no Nordeste (49%), enquanto o bolsonarismo tem mais força na região Sul (41%). Petistas também tendem a ser mais católicos (48%), enquanto bolsonaristas identificam-se mais como evangélicos (47%).