Dados do Ibope reiteram vitória de Lula já no primeiro turno das eleições de outubro

Petista aparece agora com 49% das intenções de voto, tímido recuo de um ponto percentual frente à pesquisa anterior

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em mais um sinal de que o recente e conturbado noticiário político pouco influenciou os eleitores brasileiros, a última pesquisa realizada pelo Ibope mostrou poucas alterações nas intenções de voto. O candidato-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue eleito em primeiro turno.

O petista aparece agora com 49% das intenções de voto, tímido recuo de um ponto percentual frente à pesquisa realizada no dia 15 de setembro. Já o tucano Geraldo Alckmin cresceu um ponto percentual para 30%. Heloísa Helena, do PSol, manteve os 9% registrados nas duas pesquisas anteriores.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios brasileiros entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Eventual segundo turno e avaliação do governo

Aprenda a investir na bolsa

Sobre a disputa em um eventual segundo turno, também verificou-se poucas mudanças. Lula oscilou de 53% para 52%, enquanto Alckmin manteve 37% das intenções de voto.

Em relação ao desempenho do governo Lula, a avaliação ótima ou boa passou de 49% para 43%, a regular oscilou de 33% para 37% e a ruim ou péssima, de 16% para 19%.