Cunha sinaliza que pode aceitar pedido de impeachment, mas oposição teme “blefe”

Segundo o jornal, além do parecer do Ministério Público, a oposição tambémanexará no pedido de impeachment quatro decretos de 2015 que elevaram despesassem aprovação do Congresso

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após adiamentos, a oposição deve protocolar nesta quarta-feira de manhã o novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, realizado por Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr. O PSDB informou ontem em nota que o adiamento foi necessário para “a inclusão de dados e informações no pedido”.

O novo pedido irá incluir as manobras já condenadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) que estariam se repetindo este ano, conforme apontou parecer do MP de contas. 

E, segundo informações da colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teria sinalizado para parlamentares da oposição que pode aceitar pedido diretamente caso STF mantenha liminares contra o rito proposto por ele.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cunha teria dito, afirma a colunista, que deu “petelecos” no pedido para que ficasse mais fácil juridicamente dar seguimento à peça. 

Ele teria dito até mesmo que não fecha acordo com o governo porque “o que esses caras [ministros do PT] combinam sentados não cumprem em pé”. Porém, dirigentes da oposição temem que seja um “blefe” para assustar o governo.

De acordo com o jornal, além do parecer do Ministério Público, a oposição também anexará no pedido de impeachment quatro decretos de 2015 que elevaram despesas sem aprovação do Congresso, manobra também rejeitada pelo TCU em 2014.

Continua depois da publicidade

A decisão de Cunha sobre impeachment pode ficar para 15 de novembro, quando haverá a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a resposta à questão de ordem. Cunha protocolou na segunda-feira (19) recurso ao Supremo contra três liminares que suspenderam o rito adotado por ele para processos de impeachment contra a presidente, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.