Cunha pede que STF paralise inquérito até que ele deixe o comando da Câmara

Com 107 páginas, o pedido foi protocolado no dia 18 de dezembro de 2015 no inquérito que tramita sob segredo de Justiça, tendo como relator o ministro Teori Zavascki

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que paralise o andamento de um dos inquéritos abertos nas investigações da Operação Lava Jato até que o parlamentar deixe o comando da Casa, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. O seu mandato na presidência vai até fevereiro de 2017.

Com 107 páginas, o pedido foi protocolado no dia 18 de dezembro de 2015 no inquérito que tramita sob segredo de Justiça, tendo como relator o ministro Teori Zavascki.

O documento deverá ser encaminhado para manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República), avaliado por Zavascki e então submetido ao plenário do STF para uma decisão colegiada, informa o jornal.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os advogados de Cunha pedem ao STF que aplique “por analogia” o parágrafo 4º do artigo 86 da Constituição. Segundo o parágrafo 4º, o ocupante do cargo de presidente da República não pode ser responsabilizado, na vigência de seu mandato, por atos estranhos ao exercício de suas funções.

A defesa alega que o peemedebista é “o terceiro na linha da sucessão presidencial, na hipótese de impedimento ou vacância dos cargos de presidente e de vice-presidente da República”. Além disso, os advogados também pediram que o STF não autorize o uso, no inquérito, de nenhuma prova coletada na Operação Catilinárias, deflagrada pela PGR e pela Polícia Federal no dia 15 de dezembro, “sob pena de nulidade”. Eles alegam suposta “violação ao devido processo legal”, pois as buscas e apreensões teriam sido desencadeadas “no curso do prazo para a sua defesa [de Cunha]” no STF.

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.