RADAR INFOMONEY Programa desta quarta fala sobre a fusão entre Localiza e Unidas e a disparada das ações do IRB - será que o jogo virou para a empresa na Bolsa?

Programa desta quarta fala sobre a fusão entre Localiza e Unidas e a disparada das ações do IRB - será que o jogo virou para a empresa na Bolsa?

Lava Jato

Cunha funcionava como “menino de recados” de André Esteves, diz Delcídio em delação

Em relação, Delcídio cita ainda o BTG como um dos maiores mantenedores do Instituto Lula, sendo que um dos instrumentos de repasse de valores seria "o velho esquema de pagamento de palestras"

SÃO PAULO – Em um dos anexos da delação premiada de Delcídio do Amaral (PT-MS), que foi homologada nesta terça-feira (15), o senador fala que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), funcionava como “menino de recados” do ex-presidente do BTG Pactual (BBTG11), André Esteves.  

Segundo ele, isso ocorria principalmente em assuntos que se relacionavam aos interesses do BTG, especialmente no que tange a emendas às Medidas Provisórias que tramitam no Congresso. 

Delcídio cita ainda o BTG como um dos maiores mantenedores do Instituto Lula, sendo que um dos instrumentos de repasse de valores seria “o velho esquema de pagamento de palestras”. 

PUBLICIDADE

Na delação, ele conta que o banco teve papel “preponderante” em várias campanhas eleitorais, sendo que a maior preocupação do ex-presidente Lula e André Esteves era com a relação à Petro Africa, “uma operação polêmica que levou a aquisição de 50% dos campos de petróleo, principalmente Nigéria, pelo BTG”. O valor da aquisição, segundo ele, ficou muito aquém do que a própria Petrobras já havia investido e o potencial dos poços, de US$ 1,5 bilhão. 

O fim do anexo 26, que trata justamente sobre a atuação de Esteves e as MPs 668 ou 681, cita ainda que Esteves tem relações “muito próximas” aos fundos de pensão das estatais. 

Em resposta por e-mail, a assessoria de imprensa de André Esteves disse que a relação do empresário e o presidente da Câmara sempre se deu “de forma institucional e regular”.