Cunha funcionava como “menino de recados” de André Esteves, diz Delcídio em delação

Em relação, Delcídio cita ainda o BTG como um dos maiores mantenedores do Instituto Lula, sendo que um dos instrumentos de repasse de valores seria "o velho esquema de pagamento de palestras"

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Em um dos anexos da delação premiada de Delcídio do Amaral (PT-MS), que foi homologada nesta terça-feira (15), o senador fala que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), funcionava como “menino de recados” do ex-presidente do BTG Pactual (BBTG11), André Esteves.  

Segundo ele, isso ocorria principalmente em assuntos que se relacionavam aos interesses do BTG, especialmente no que tange a emendas às Medidas Provisórias que tramitam no Congresso. 

Delcídio cita ainda o BTG como um dos maiores mantenedores do Instituto Lula, sendo que um dos instrumentos de repasse de valores seria “o velho esquema de pagamento de palestras”. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na delação, ele conta que o banco teve papel “preponderante” em várias campanhas eleitorais, sendo que a maior preocupação do ex-presidente Lula e André Esteves era com a relação à Petro Africa, “uma operação polêmica que levou a aquisição de 50% dos campos de petróleo, principalmente Nigéria, pelo BTG”. O valor da aquisição, segundo ele, ficou muito aquém do que a própria Petrobras já havia investido e o potencial dos poços, de US$ 1,5 bilhão. 

O fim do anexo 26, que trata justamente sobre a atuação de Esteves e as MPs 668 ou 681, cita ainda que Esteves tem relações “muito próximas” aos fundos de pensão das estatais. 

Em resposta por e-mail, a assessoria de imprensa de André Esteves disse que a relação do empresário e o presidente da Câmara sempre se deu “de forma institucional e regular”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.