Cunha: Câmara não se furtará de votar as matérias de interesse do Executivo

Cunha disse que as matérias que a presidenta enviar à Câmara para serem apreciadas, ele irá levá-las à votação, mesmo que não concorde com o conteúdo das propostas

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), considerou “correto” o gesto da presidenta Dilma Rousseff de entregar pessoalmente ao Congresso a mensagem presidencial pela reabertura dos trabalhos legislativos. “Eu acho que ela [presidenta Dilma Rousseff] teve uma educação institucional de trazer uma mensagem que é dela mesma. Para quem precisa do apoio do Congresso, a sua mensagem, as suas propostas. Achei que foi um gesto correto”, disse Cunha ao comentar o comparecimento da presidenta ao Congresso.

Cunha disse que as matérias que a presidenta enviar à Câmara para serem apreciadas, ele irá levá-las à votação, mesmo que não concorde com o conteúdo das propostas. Ele informou que cumprirá seu papel institucional de colocar as matérias em votação como fez em 2015, quando a Câmara “nunca se furtou” em votar nada que foi mandado pelo Executivo em 2015. “E também não se furtará de votar [em 2016]. Agora o resultado é outra coisa. O meu papel de levar para votar nas condições regimentais será sempre feito, mesmo que eu não concorde com o conteúdo”, disse.

Em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC), que recria a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o presidente da Câmara disse que não concorda com a recriação da contribuição, mas que isso não vai impedir que a PEC seja votada. “Eu acho até que ela não passa, mas não quer dizer que não possa passar. Enfim, vai depender da Casa, não de mim”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em relação à proposta de reforma da Previdência colocada pela presidenta na mensagem ao Congresso, Cunha disse que defende um debate sobre a questão previdenciária no Brasil. “É um pouco contraditório ao mesmo tempo que a gente vai fazer o debate da Previdência, o próprio governo esse ano [2015] mandou a medida provisória com a regra 85/95, que acabou sendo aprovada, sancionada e foi comemorada. É uma comemoração conflitante com a necessidade que foi falada no próprio discurso. Em relação à saúde tem que ver quais são as propostas que ela vai mandar, se não são ações do Executivo”. 

Sobre a PEC da prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), Cunha disse que se a proposta não foi votada é porque o governo mandou “muito tarde pra cá, só em agosto”. 

Ao responder pergunta dos jornalistas sobre as vaias de deputados à presidenta Dilma Rousseff durante a leitura de trechos da mensagem presidencial, Cunha disse que não é porque alguém discorda do que o outro falou que se vai vaiar. “Não é que eu ache deselegante, apenas que eu não faria, não é maneira de se comportar. É um evento institucional, ela veio institucionalmente, temos que nos comportar institucionalmente”, afirmou. 

Continua depois da publicidade

Durante o discurso na sessão de abertura dos trabalhos legislativos, o presidente da Câmara fez um balanço do ano legislativo de 2015. Falou das centenas de matérias aprovadas pela Câmara, citou que a Casa aprovou as propostas do governo de reajuste fiscal e bateu o recorde histórico de votações.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.