Crises política e econômica do Brasil “não são nada” perto da Venezuela, diz FT

Em sua newsletter semanal sobre América Latina, jornal britânico faz comparação entre os dois países

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Financial Times destacou mais uma vez o cenário brasileiro, desta vez em sua newsletter semanal para a América Latina. Desta vez, fazendo uma comparação com a economia venezuelana. O jornal britânico afirma que, na maioria dos países, uma queda de 5,4% do PIB (Produto Interno Bruto) não seria motivo de celebração, fazendo referência aos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quarta-feira (1). Mas o dado foi timidamente comemorado, uma vez que os analistas esperavam uma queda ainda maior, de 6% na comparação anual e de 0,8% em relação ao trimestre anterior. 

Contudo, aponta o jornal, o resultado melhor do que o esperado foi em grande parte devido a um consumo maior do governo, algo que justamente o presidente interino Michel Temer quer combater. O FT ressalta que Temer está apostando que as medidas de austeridade vão ajudar a tirar o Brasil da recessão mais profunda da história, dando ao seu governo interino a legitimidade muito necessária no processo de impeachment.

“No entanto, a construção da credibilidade em meio ao maior escândalo de corrupção do Brasil não tem sido fácil. Na segunda-feira, Temer perdeu o segundo ministro em duas semanas: o titular da Transparência Fabiano Silveira, que deixou o cargo após o vazamento de áudios em que ele sugeria obstruir as investigações da Lava Jato”, afirma a publicação. A newsletter do jornal ainda cita a deflagração da Operação Zelotes nesta semana com o indiciamento do presidente do Bradesco (BBDC4), Luiz Carlos Trabuco; a operação já havia implicado a siderúrgica Gerdau (GGBR4) e Joseph Safra, o segundo homem mais rico do País.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“No entanto, crises políticas e econômicas do Brasil não são nada em comparação com o que vem acontecendo na Venezuela”, afirma a publicação destacando que, enquanto a economia do Brasil começou a trilhar o seu caminho de recessão no final de 2014, a Venezuela já estava sofrendo uma contração profunda.

“Enquanto o FMI espera que a economia do Brasil encolha 3,5% este ano, a economia da Venezuela deve contrair 8%. No Brasil, enquanto a inflação de dois dígitos tem causado preocupação generalizada, os venezuelanos poderão em breve enfrentar a inflação de quatro dígitos. Além disso, enquanto a indústria aérea do Brasil tem sido atingida pela recessão e pela moeda fraca, pelo menos ainda há voos para fora do país. No fim de semana, a Lufthansa suspendeu suas operações na Venezuela, cancelando o único voo entre a Alemanha e os países da América Latina. Latam Airlines, em seguida, a seguiu”, afirma o FT.

E completa: “antes de condenar o seu governo “antidemocrático” e o sofrimento financeiro, os brasileiros insatisfeitos também podem pensar em seus vizinhos pobres”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.