AO VIVO Radar InfoMoney fala sobre a fusão entre Localiza e Unidas e a disparada das ações do IRB - será que o jogo virou para a empresa na Bolsa?

Radar InfoMoney fala sobre a fusão entre Localiza e Unidas e a disparada das ações do IRB - será que o jogo virou para a empresa na Bolsa?

Crise financeira causa pouco impacto no cotidiano dos brasileiros, revela pesquisa

Apenas 4% dos brasileiros citaram a crise financeira como notícia que mais chamou a atenção nesses últimos dias

SÃO PAULO – De acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC) de setembro, divulgado pela ACSP/Ipsos nesta quarta-feira (8), a crise financeira ainda desperta pouco interesse para os brasileiros. Apenas 4% dos entrevistados citaram a instabilidade da economia norte-americana e a queda da bolsa como a notícia que chamou mais atenção nos últimos dias.

A pesquisa foi realizada com mil pessoas, em 70 cidades brasileiras, entre elas, as grandes regiões metropolitanas brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Fatos marcantes

Segundo a pesquisa, para 39% dos brasileiros as informações relacionadas à crimes, mortes e chacinas foram as que mais chamaram a atenção nos últimos dias.

PUBLICIDADE

O crescimento de casos de pedofilia no País foi o segundo assunto mais lembrado, citado por 10% da população. Em seguida, o tráfico de drogas, com 7% e os acidentes nas estradas e rodovias com 6%.

Mesmo no período eleitoral, as notícias sobre as eleições para prefeitos e vereadores só foram citadas por 5% da população.

Veja, na tabela abaixo, as notícias que mais chamaram a atenção dos brasileiros nesses últimos dias:

Notícias que despertaram mais interesse dos brasileiros
AssuntosPercentual
Policiais, crime, mortes, chacinas39%
Crescimento de casos de pedofilia no Brasil10%
Tráfico de drogas7%
Acidentes nas estradas/ rodovias6%
Eleições para prefeitos5%
Instabilidade econômica nos EUA/ Crise financeira4%
Corrupção4%
Violência contra criança3%
Caso Isabela3%
Desastres Naturais2%
Desemprego2%
Futebol1%

Fonte: Ipsos

Desatualizados

O levantamento também mostrou que muitos brasileiros, no caso, 18%, acompanham os noticiários, mas não lembram de nenhuma notícia. Além disso, 12% da população não assiste noticiários.