Crise bate à porta da Abin, acusada de grampear presidente do Supremo

Presidente Lula afasta toda a cúpula da agência, inclusive diretor-geral, Paulo Lacerda, até a conclusão das investigações

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Na última segunda-feira (1) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu afastar temporariamente a cúpula da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) até o final das investigações sobre as denúncias da revista Veja.

Segundo o artigo, a agência vinha grampeando o telefone do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, fato que provocou a revolta do presidente, que por sua vez decidiu pelo afastamento dos membros, inclusive do diretor-geral, Paulo Lacerda.

Em reuniões realizadas durante a última segunda, tanto o Legislativo quando o Executivo concordaram que existe um “descontrole” envolvendo as escutas telefônicas realizadas de forma ilegal no País.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Medidas

Lula também decidiu, segundo nota oficial, determinar ao Ministério da Justiça a elaboração de um projeto de lei que agrave a responsabilidade administrativa e penal dos agentes públicos que cometerem ilegalidades no tocando a interceptações telefônicas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.