CPI dos Cartões recusa convocação de Dilma Rousseff a dar explicações

Base governista vence a votação por 7 votos de diferença; Múcio afirma que o fato seria uma tentativa de politizar a comissão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Após cinco horas de sessão, a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a prestar esclarecimento à CPI mista dos Cartões Corporativos foi rejeitada por 14 votos a 7. O veto ocorreu devido à maioria de parlamentares da base governista na comissão.

Frente ao fato, o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) declarou que os governistas atuaram para impedir que a ministra fosse convocada para a CPI, justificando que isso seria uma tentativa de desviar o foco das investigações, tornando-as apurações políticas.

Na mesma linha, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) classificou a convocação como uma “luta política desqualificada”. E ainda, disse que isso significaria colocá-la sob suspeita inadequadamente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sigilo permanece intacto

Por fim, não houve nenhum requerimento sobre a abertura dos dados sigilosos, que chegou a ser votada. Além disso, com o objetivo de amenizar os conflitos, a senadora Marisa Serrano (Presidente da CPI), postergou a discussão sobre tais requerimentos para a próxima terça-feira (1).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.