CPI do BNDES aprova relatório final sem indiciamentos e sugere mudanças na gestão do banco

Mais de 10 partidos orientaram suas bancadas pelo voto favorável ao relatório

Equipe InfoMoney

Sede do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro

Publicidade

No último dia de funcionamento, deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES – que investigou irregularidades nos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – aprovou, por 20 votos a 7, o relatório final elaborado pelo deputado José Rocha (PR-BA). Inicialmente, o parecer foi aprovado em votação simbólica, mas parlamentares pediram a verificação e o placar acabou apontando o número de votos individuais.

O relatório de mais de 200 páginas inclui pontos sugeridos pelo sub-relator, Alexandre Baldy (PSDB-GO), e sugere mudanças legislativas e na gestão do banco. O parecer, no entanto, não considerou pedidos de indiciamento por possíveis ilícitos praticados nas operações do banco e sugeridos por alguns colegas, o que provocou bate-boca nas últimas sessões da comissão.

Mais de 10 partidos orientaram suas bancadas pelo voto favorável ao relatório. Ainda assim, partidos como PDT declararam votar a favor apenas por serem da base aliada ao governo, mas manifestaram divisão sobre o texto dentro da legenda. Na linha contrária, apenas PSDB e minoria orientaram pela rejeição do texto.

Continua depois da publicidade

Pelo menos quatro votos em separado foram apresentados e protocolados por partidos de oposição ao governo que acusaram a base aliada de blindar o testemunho de algumas autoridades, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado sobre acusação de praticar tráfico de influência, interferindo em decisões de financiamento do BNDES.

Em defesa de Lula, o deputado Carlos Zaratini (PT-SP) atacou a oposição que, segundo ele, começou as investigações com a tese, “que não foi comprovada”, de que havia corrupção e tráfico de influência dentro do banco. Para ele, a luta política cotidiana “para desgastar o governo” não teve sucesso. “O objetivo único era incriminar o ex-presidente Lula que não foi atingido porque não houve fatos. Em qualquer país as empresas que exportasm são apoiadas pelos bancos de fomento”, disse.

Líder da minoria e vice-presidente do colegiado, o deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) atribuiu à base governista algumas dificuldades enfrentadas durante as investigações conduzidas pela CPI. “Não se permitiu que a CPI trabalhasse. Não ouvimos os principais atores, os principais acusados como o ex-presidente Lula e os diretores da JBS. Isto transformou a CPI em uma CPI que não poderia chegar a bom termo e a base governista foi a responsável por isto”, atacou. Haddad ainda completou que a oposição não tinha nada contra uma ou outra instituição e negou que houvesse qualquer intenção de defesa da privatização das estatais. “O que queremos é uma boa gestão”, disse.

Votos separados

Um dos pareceres alternativos que terão apenas efeito de manifestação e não provocarão mudanças no texto de Rocha foi o do sub-relator Baldy que, em tom mais duro, disse que há provas para indiciar Lula nas investigações conduzidas pela Procuradoria Geral da República do Distrito Federal (PR-DF), que analisa, em segredo de Justiça, acusações de tráfico de influência praticado pelo ex-presidente. Baldy ainda sugeriu o indiciamento do próprio presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que, segundo ele, consultava o ex-presidente para priorizar investimentos e é acusado pelo sub-relator pelos crimes de gestão fraudulenta e prevaricação.

Na lista que será encaminhada para órgãos como o Ministério Público da União ainda estão os empresários José Carlos Bumlai – preso na Operação Lava Jato, acusado de conseguir empréstimos do banco em condições diferenciadas a pedido de Lula –, Benedito Rodrigues, o Bené – preso na Operação Acrônimo, suspeito de ser laranja do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel – e Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher de Lula e proprietário da Exergia Brasil.

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.