CPI do BNDES aprova convite a presidente do banco

Depoimento poderá ser marcado para a próxima quinta-feira

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES aprovou há pouco, por unanimidade, o convite ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, para depor ao colegiado. A ideia do relator, deputado José Rocha (PR-BA), é convidar Coutinho para ir à comissão já na próxima quinta-feira (20).

O requerimento foi apresentado pelo 1º vice-presidente da CPI, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP). Ele explicou que se tratava de convocação, mas diante do ofício enviado por Coutinho se dispondo a depor na CPI, o requerimento foi transformado em convite. Outros requerimentos pedindo a convocação ou convite do presidente do BNDES foram anexados ao de Haddad, que foi o primeiro apresentado à comissão.

O deputado Augusto Coutinho (SD-PE) destacou que, como convidado, o presidente do BNDES não será obrigado a fazer juramento de dizer a verdade nos termos da lei. O presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), afirmou que, se os membros não ficarem satisfeitos com o primeiro depoimento de Luciano Coutinho, poderão convocá-lo posteriormente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) orientou a bancada de seu partido a votar favoravelmente ao requerimento, também defendendo que em outro momento o presidente do BNDES poderá ser convocado.

Já o deputado Carlos Melles (DEM-MG) defendeu a convocação, em vez de convite, mas votou favoravelmente ao requerimento.

Plano de trabalho
Por preocupação com o quórum, o presidente da CPI decidiu colocar em votação o convite ao presidente do BNDES antes do plano de trabalho do relator, José Rocha, que continua em discussão.

Continua depois da publicidade

Deputados da oposição divergem da proposta de Rocha de convocar os ex-presidentes do BNDES Eleazar de Carvalho (janeiro 2002-janeiro 2003) e Luiz Carlos Mendonça de Barros (novembro 1995-abril 1998), argumentando que presidiram o banco fora do período investigado pela CPI, que vai de 2003 a 2014.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.