CPI da Petrobras aprova relatório e isenta estatal de todas as irregularidades

Votação foi unânime, mas oposição abandonou a comissão no mês passado; Collor criticou pressa na votação do texto

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (17) relatório produzido pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), que isenta a Petrobras de todas as irregularidades apontadas tanto pelo TCU (Tribunal de Contas da União) quanto pela Receita Federal.

O parecer foi aprovado por unanimidade, mas participaram da votação apenas quatro senadores: Ideli Salvatti (PT), Delcídio Amaral (PT), Paulo Duque (PMDB) e Fernando Collor (PTB). A oposição havia abandonado a CPI no mês passado, alegando que as acusações não estavam sendo devidamente investigadas.

O ex-presidente do País Fernado Collor adotou posicionamento semelhante e criticou a “celeridade” com que a comissão analisou os fatos. “A exiguidade de tempo para analisar esse relatório não parece justificável. A magnitude do tema requer mais tempo de avaliação. Esse aspecto de celeridade constitui, na maioria das vezes, uma automutilação das competências da Casa”, disse.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Irregularidades
O relatório de Jucá isenta a estatal de responsabilidade por acusações feitas pela oposição sobre supostas manobras contábeis para reduzir o pagamento de tributos, apontadas pela Receita Federal.

Da mesma maneira, irregularidades apontadas pelo TCU na licitação e construção da refinaria Abreu e Lima (PE) mostraram-se inconsistentes, segundo texto aprovado pela comissão. “Em face dessa constatação, reputamos desnecessária a adoção de providências adicionais concernentes a essa investigação”, escreveu Jucá.

A Petrobras diz que não existe irregularidade na obra da refinaria de Pernambuco, havendo apenas divergências entre os cálculos da empresa e os do TCU.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.