CPI da Braskem: diretor-geral e superintendente da ANM são ouvidos nesta terça

Senadores vão ouvir também ex-diretor de fiscalização do extinto Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), que foi substituído pela Agência Nacional de Mineração (ANM)

Agência Senado

O senador Omar Aziz preside reunião da CPI da Braskem, ao lado do relator, senador Rogério Carvalho (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Publicidade

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga danos ambientais em Maceió (AL), causados por empreendimentos da Braskem (BRKM5) está reunida nesta terça-feira (12) para ouvir o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa.

A convocação estava agendada para a quarta-feira da semana passada (6), mas Mauro pediu adiamento por estar em viagem. A reunião também contará com outros dois convocados envolvidos com a fiscalização de mineração no país.

As oitivas atendem aos requerimentos (REQ) 40, 58 e 72, dos senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Rogério Carvalho (PT-SE), relator do colegiado. A reunião ocorre no plenário 2 da ala Senador Nilo Coelho, no anexo 2 do Senado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A CPI também vai ouvir José Antônio Alves dos Santos, superintendente de fiscalização da ANM, e Walter Lins Arcoverde, ex-diretor de fiscalização do extinto Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM). A DNPM exercia as funções da ANM antes de sua criação, em 2017.

Fiscalização

A ANM é uma autarquia que possui a atribuição de fiscalizar atividades de mineração — a causa do desastre em Maceió. Usado na produção de PVC, o sal-gema é explorado na capital alagoana desde a década de 70.

A partir de 1996, a Braskem passou a exercer a atividade — que, após décadas de expliração, levou ao afundamento do solo de bairros da cidade e evacuação completa de seus moradores.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados