Corte permite que Alemanha ratifique ESM sob condições

Fundo pode ir adiante apenas se o compromisso alemão for limitado a 190 bilhões de euros

Reuters

German flag , closeup

Publicidade

SÃO PAULO – A Corte Constitucional da Alemanha deu sua aprovação nesta quarta-feira (12) para que o país ratifique o novo fundo de resgate da Zona do Euro e o pacto orçamentário, mas deu ao Parlamento poder de veto sobre qualquer aumento futuro no tamanho do fundo.

A esperada decisão da corte de Karlsruhe, no sul da Alemanha, deu sustentação às ações globais e ao euro uma vez que os investidores puderam respirar com um pouco de alívio, vendo que o fundo de resgate da Zona do Euro poderá entrar em vigor após meses de atraso.

“Acho que isso deve ser visto como um passo positivo na longa estrada para resolver a crise da dívida da Zona do Euro”, disse Henk Potts, estrategista de mercado do Barclays Wealth.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rejeitando pedidos de liminar feitos por 37 mil queixosos que buscavam bloquear os tratados, o tribunal decidiu que a ratificação do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM) pode ocorrer “sob a condição” de que o compromisso alemão seja limitado a € 190 bilhões, como definido no tratado do ESM. Qualquer aumento nesse volume exigirá aprovação da câmara baixa do Parlamento, a Bundestag.

“Nenhuma disposição desse tratado deve ser interpretada de maneira que estabeleça obrigações de pagamentos maiores para República Federal da Alemanha sem o acordo do representante alemão”, disse a corte no comunicado.

A corte também determinou que uma cláusula no tratado do ESM que busca manter confidenciais as decisões sobre o fundo “não deve ficar no caminho da obtenção de informações abrangentes pela Bundestag e Bundesrat”, o que significa que ambas as casas do Parlamento alemão terão o direito de serem consultadas sobre as atividades relativas ao ESM.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.