Corte de ministérios gera turbulência no PT e em aliados: “está todo mundo apavorado”

Segundo o jornal O Globo, o corte nos ministérios leva turbulência e incerteza; "está todo mundo apavorado", afirmou um ministro da coordenação política ao jornal

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O corte nos ministérios planejado pelo governo Dilma Rousseff está levando à turbulência no PT e entre aliados, de acordo com informações do jornal O Globo

Isso porque, não haverá só desalojamento de aliados de seus cargos, mas também haverá fusão ou desmembramento de ministérios ou realocação de autarquias (ou pelo menos esta é a ideia). 

Um dos exemplos é a transferência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), atualmente subordinado ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), para o Ministério da Agricultura comandado por Kátia Abreu (PMDB-TO). Tanto o Incra quanto o MDA são feudos petistas, destaca o jornal. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Haverá problemas gravíssimos. O Ministério da Agricultura funciona com o agronegócio, e o Incra, com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). É água e óleo, esses dois não sentam juntos. É juntar o Caiado com o Stédile”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC).

Uma possibilidade seria desmembrar o Incra: a parte de regularização fundiária ficaria com o Ministério da Agricultura e da reforma agrária e assistência aos assentados, com o Ministério da Cidadania.

O jornal também destaque que o PT também está insatisfeito com os planos de tirar o status de ministério de secretarias como da Igualdade Racial e de Políticas Para as Mulheres, comandadas pelo partido, ressaltando que a medida seria um retrocesso e citam medidas como a política de cotas para dizer que as secretarias foram bem-sucedidas.

Continua depois da publicidade

Está todo mundo apavorado”, afirmou um ministro da coordenação política ao jornal, em meio ao anúncio do governo de cortar dez ministérios sem especificar quais, gerando incertezas na Esplanada dos ministérios. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.