Correção: STF não abriu inquérito autorizando investigação de Mercadante e Aloyzio

Responsável pela Operação Lava Jato, o ministro Teori Zavascki autorizou inquérito somente contra o ministro da Comunicação Social Edinho Silva

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Ao contrário do que foi informado no último dia 6 pelo InfoMoney, o STF (Supremo Tribunal Federal) não abriu inquérito para investigar o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) por suposta relação com os crimes investigados na Operação Lava Jato.

Responsável pela Operação Lava Jato, o ministro Teori Zavascki autorizou inquérito somente contra o ministro da Comunicação Social Edinho Silva. 

O pedido foi feito com base na delação premiada de Ricardo Pessoa, da construtora UTC, que afirmou que fez repasses para as campanhas eleitorais de Mercadante e de Aloysio Nunes, e também para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, que tinha Edinho Silva como tesoureiro. Pessoa afirmou que doou R$ 7,5 milhões à campanha de Dilma por temer prejuízos em contratos com a Petrobras e a contribuição foi acordada diretamente com Edinho. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nos casos de Mercadante e Aloysio Nunes, Teori aceitou sugestão da Procuradoria para que os casos fossem redistribuídos, conforme foi informado na quarta-feira. Isso porque, segundo o órgão, os materiais contra ambos não têm relação aparente com corrupção na Petrobras. Os pedidos não têm relação com a Lava Jato, mas sim com um possível crime eleitoral. 

Anteriormente, os documentos haviam sido enviados ao ministro Teori Zavascki, que devolveu o processo para redistribuição, já que os fatos apontados pelo Ministério Público não tinham relação com aqueles apurados em inquéritos da Operação Lava Jato. Na verdade, ao contrário do que foi divulgado no fim de semana, o STF não determinou abertura de inquérito para investigar Mercadante e Aloysio Nunes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.