Copom reduz ritmo e corta Selic em 25 pontos-base, para 13,00% ao ano

Colegiado do BC promove décima terceira redução seguida no juro e confirma expectativa de "maior parcimônia"

Publicidade

SÃO PAULO – O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu o ritmo de afrouxamento monetário e cortou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual na noite desta quarta-feira, para 13,00% ao ano.

A decisão do comitê confirma a expectativa predominante no mercado, conforme evidenciado pela mediana das projeções do relatório Focus de segunda-feira. Esta foi a décima terceira redução consecutiva do juro, totalizando um recuo de 6,75 pontos-percentuais.

Pé no freio

A crença de que o Copom optaria por um corte menor no juro se apoiava, fundamentalmente, em indicações de membros da própria instituição. Isso porque, na ata de suas últimas reuniões, o comitê salientou que suas próximas decisões seriam conduzidas com maior parcimônia.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, no encontro anterior, três diretores da entidade já haviam votado em prol de uma redução de apenas 25 pontos-base na Selic. E o Copom vem sistematicamente lembrando dos estímulos já concedidos à expansão da demanda agregada.

Em complemento, deve-se ter em mente ainda a maior proximidade do atual nível da Selic com o juro básico de equilíbrio e as incertezas que cercam a defasagem dos mecanismos de transmissão da política monetária.

Inflação corrente é benigna

O espaço para continuidade no ciclo de afrouxamento do torniquete monetário pauta-se, sobretudo, na inflação corrente benigna e nas perspectivas de inflação controladas.

Continua depois da publicidade

Apesar de alguns índices de preços terem subido acima do esperado no início do ano, a interpretação é de que o comportamento da inflação ainda é favorável e a meta de variação de 4,5% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) no ano deve ser cumprida.

Corroborando esta perspectiva, a mediana das projeções do relatório Focus aponta para uma inflação oficial de 4,07% em 2007, abaixo do centro da meta.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.