Copel: analistas apontam prós e contras da autorização para investir em novos projetos

Enquanto Barclays prevê melhor acesso a crédito e crescimento do ROE, Ativa aponta riscos com agressividade em leilão de venda

Publicidade

SÃO PAULO – A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou lei que permite à Copel (CPLE6) possuir participação minoritária em projetos de transmissão e geração de energia, o que gerou opiniões difusas de analistas acerca dos possíveis efeitos resultantes da medida.

Para Felipe Mattar, Sergio Conti e Bruno Pascon, analistas do Barclays, as medidas trarão benefícios à companhia paranaense uma vez que permitem que a Copel se envolva em projetos de maior magnitude na geração de energia. Deve haver ainda uma melhora na estrutura de capital, já que a companhia agora poderá acessar as linhas de financiamento de projetos do BNDES, ao invés dos canais de financiamento corporativo.

O Barclays vê ainda crescimento do RoE (Retorno sobre o Capital) geral dos projetos da Copel, já que a empresa não consolidará suas participações minoritárias, não atingindo assim os limites de endividamento impostos pelo Banco Central (por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal) para empresas controladas pelo governo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Riscos com leilão
Já Ricardo Corrêa, da Ativa Corretora, vê como negativos os possíveis efeitos resultantes da medida. O analista crê que a participação da Copel na disputa do leilão A-5, viabilizada pela decisão do legislativo do estado, pode significar um risco considerável sobre os papéis da empresa.

O leilão, promovido pelo governo federal, no qual a companhia já declarou sua pretensão de atuar agressivamente como vendedora de energia, pretende licitar cinco usinas hidrelétricas e ocorrerá no próximo dia 17.

Recomendação
Os analistas do Barclays atribuiram recomendação overweight para os papéis da empresa, com preço-alvo de R$ 47,00, o que representa potencial teórico de valorização de 22,71% em relação ao último fechamento.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.