Controle e comodidade: acesso a sites de bancos cresce 83% em dois anos

De acordo com gerente do Ibope//NetRatings, o brasileiro confia nos bancos, caso perca dinheiro com a operação

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros estão cada vez mais usando os serviços bancários disponibilizados pela internet. Uma prova disso é que o número de visitas a estes sites cresceu 83% em dois anos, de acordo com dados do Ibope//NetRatings relacionados a acessos residenciais.

Para se ter uma idéia, em julho de 2006, navegaram por estes sites 4,303 milhões de internautas. No mês passado, depois de dois anos, o número já subiu para 7,873 milhões. No ano, as visitas a sites bancários já cresceu 9,7%, uma vez que elas eram de 7,314 milhões em janeiro.

De acordo com o gerente de análises do Ibope//NetRatings, Alexandre Sanches Magalhães, os brasileiros confiam historicamente nas instituições financeiras e, por este motivo, arriscam fazer as operações pela internet. “Eles sabem que, se acontecer algo, o banco irá ressarcir”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Transações

A análise dos acessos dos clientes bancários mostra que os clientes utilizam mais os serviços de extrato em conta bancária, pagamento de contas e extrato de cartão de crédito.

“Em alguns bancos, há mais acesso à parte de pagamento de contas e boletos, enquanto, em outros, a maior procura é por informações do cartão de crédito. Em alguns casos, há grande interesse por crédito consignado. Em outros, também começou a procura por páginas que informam sobre financiamento imobiliário”, afirmou o analista de Mídia, José Calazans.

Informações bancárias

Dados divulgados pelo Ibope na quarta-feira (28) mostraram que 23,7 milhões de pessoas usaram a internet residencial em julho. As que acessaram sites financeiros foram 9,689 milhões, sendo que mais de 81% destes acessos foram para páginas bancárias. Veja a evolução do acesso a esta categoria:

Continua depois da publicidade

Mês/Ano Acessos
Julho/05 4,201 milhões
Julho/06 4,303 milhões
Julho/07 6,327 milhões
Julho/08 7,873 milhões

Fonte: Ibope//NetRatings

Outros sites

Com uma base maior de visitantes, a categoria de bancos cresce menos em relação a outras relacionadas a serviços financeiros. A que mais cresce, por outro lado, é a de ferramentas financeiras, com alta de 212,1% em dois anos, para 802 mil visitas em julho.

Outra categoria que quase triplicou de 2006 a 2008 foi a de seguros, com alta de 152,7%, passando a 604 mil visitantes no mês de julho. Multimercados, que engloba sites de diversos assuntos, como o da Bovespa, teve avanço de 108,3% nos acessos no período, para 752 mil em julho.

A categoria de notícias/informações financeiras apresentou crescimento em visitas de 70,4% em dois anos, atingindo 2,663 milhões de acessos no sétimo mês deste ano.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.