Contra crise política, Temer planeja reforma ministerial em fevereiro

Além de substituir nomes que possam deixar o governo até o começo de 2017, a ideia seria dar mais espaço na Esplanada a partidos da base aliada

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O receio com os desdobramentos da crise política que se instalou no Palácio do Planalto e Esplanada dos Ministérios tem levado o presidente Michel Temer a calcular a realização de uma espécie de reforma ministerial em fevereiro, para reacomodar a base aliada e evitar um agravamento dos problemas enfrentados.

As informações são da edição desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo. A alternativa também havia sido apontada por este portal em análise publicada na véspera (para acessar, clique aqui).

Conta a reportagem que, além de substituir nomes que possam deixar o governo até o começo de 2017, a ideia seria dar mais espaço na Esplanada a partidos da base aliada, reconfigurando o equilíbrio entre ministérios e bancadas no Congresso após a primeira fase de votações importantes no Legislativo — e antes das duras batalhas que deverão ser enfrentadas na Reforma da Previdência.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, é importante para o governo Temer manter a coalizão saudável, tendo em vista o momento turbulento pelo qual atravessa, com discussões sobre um possível impeachment ou renúncia e até a alteração na Constituição para que eleições diretas sejam realizadas caso o cargo hoje ocupado pelo peemedebista torne-se vacante na segunda metade do mandato.

Conta o jornal que o atual entendimento de membros do governo é que o Palácio do Planalto precisa atuar de modo mais incisivo diante das ameaças de rebelião na base aliada. É o caso do centrão, muito incomodado com a possibilidade de um tucano assumir a Secretaria de Governo, cargo antes ocupado por Geddel Vieira Lima.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.