Contas públicas poderá ser o principal problema do Brasil em 2012, diz especialista

Mansueto Jr. afirma que impasses de 2011 foram postergados, mas terão que ser encarados por conta dos eventos esportivos

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – O grande problema do Brasil para 2012 serão as contas públicas do país, é o que afirma, em entrevista exclusiva ao Podcast da Rio Bravo, o economista Mansueto de Almeida Jr., técnico de planejamento e pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em Brasília.

Para ele, no próximo ano, o investimento público deverá aumentar tendo em vista a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “O Governo não terá mais como segurar o investimento público”, ressalta o economista que alerta para os problemas estruturais do país, como portos e aeroportos.

“Parte da nossa ineficiência e do baixo investimento em infraestrutura decorre, primeiamente pela falta de recursos, e segundo pela tomada muito lenta de decisão no Governo”, analisa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Outro grande problema colocado pelo economista para o Brasil o ano de 2012, diz respeito à correção do salário mínimo, que não aconteceu neste ano. “A correção será brutal, com um impacto direto de R$ 25 bilhões”, estima.

Para ele, o grande problema fiscal do país, hoje, não é de sustentabilidade ou de queda de dívida pública, mas de demanda agregada. “Estamos em uma conjuntura inflacionária de aquecimento de demanda e crescimento da inflação. Eu diria que todo problema que se tinha no início de 2011, e que preocupava o mercado, foi transferido para o início de 2012”, conclui o especialista.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.