Conta de Janja no X é hackeada, PF investigará caso e AGU aciona plataforma

Invasor publicou mensagens ofensivas à primeira-dama na noite de segunda-feira

Reuters

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja (Foto: Claudio Kbene/PR)

Publicidade

A conta da primeira-dama Janja Lula da Silva na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, foi hackeada na noite de segunda-feira (11) e o responsável pela invasão publicou mensagens ofensivas a ela e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gerando uma investigação da Polícia Federal e uma notificação à plataforma pela Advocacia-Geral da União.

O episódio também gerou reações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência e do ministro responsável pelo órgão, Paulo Pimenta, que chamou o responsável pela invasão de “canalha”.

“Canalhas criminosos hackearam o perfil da Janja. Serão identificados e responderão por mais esse crime. Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados”, escreveu Pimenta na mesma plataforma de rede social.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, a Secom disse que “repudia veementemente” o ataque cibernético à primeira-dama e informou que a PF e o X foram acionados.

“Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”, disse a Secom.

Também em nota, a Polícia Federal afirmou que instaurou investigação preliminar para apurar o ataque.

Continua depois da publicidade

“A conta foi bloqueada para novas publicações a pedido da Polícia Federal após postagens ofensivas contra a senhora Janja e o presidente da República. A Diretoria de Crimes Cibernéticos irá instaurar inquérito policial nesta terça-feira para aprofundar as investigações”, afirmou a corporação.

A AGU, por sua vez, notificou o X para que a conta da primeira-dama na plataforma seja congelada de imediato até a conclusão das investigações e para que a empresa responsável pela plataforma preserve “os registros e elementos digitais relacionados à conta (@JanjaLula), incluindo, mas não se limitando a, logs de acesso, endereços IP, mensagens diretas, e quaisquer outras informações relevantes, a fim de subsidiar futuras ações judiciais”.

Na manhã desta terça-feira (12) era possível acessar o perfil da primeira-dama na plataforma, mas não havia nenhuma publicação.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.