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SÃO PAULO – Você é do tipo de pessoa que gosta de conversar com os outros sobre os produtos que consome? Muito além disso, pode fornecer informações completas sobre um deles? Ou então, se sente capaz de influenciar as pessoas ao seu redor para que consumam o que você costuma adquirir? Pois saiba que atitudes como estas determinam o seu perfil de consumidor.
Pesquisa realizada pelo Ibope Mídia revelou que os consumidores do século XXI costumam trocar informações, mas de maneira diferenciada, a ponto de poderem ser divididos em três grupos. O primeiro deles é denominado “conector”. Eles estão mais presentes em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE).
Os produtos que mais pautam suas conversas são bebidas alcoólicas, celulares, roupas, alimentos, vida saudável e TV, som e vídeo. Eles são 34% e a característica principal deste grupo é conversar com muitas pessoas diferentes sobre produtos.
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Informados e influentes
A pesquisa ainda detectou que 49% dos entrevistados podiam fornecer muita informação sobre algum tipo de produto, os denominados “bem informados”. Mais uma vez, Belo Horizonte e Fortaleza se destacaram, com maior presença deste perfil de consumidor, que costuma falar mais sobre celulares, roupas, alimentos, vida saudável, produtos para a casa e higiene pessoal.
O último, mas não menos importante, perfil detectado foi o “influente”. A pesquisa detectou que 34% dos entrevistados podem, muito provavelmente, convencer outras pessoas com suas opiniões sobre as mercadorias que consomem. Nesse caso, além dos destaques anteriores, está a cidade de Recife (PE).
Dentre os produtos que eles mais gostam de influenciar, estão higiene pessoal, celulares, roupas, alimentos, vida saudável e produtos para a casa.
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Atividades do século XXI
Cada tipo de consumidor tem suas atividades preferidas. No caso dos influentes, a internet é um canal para realizar compras. Os informados fazem reservas e consultam guias na web. Já os conectores baixam músicas e vídeos. Na tabela abaixo é possível analisar as atividades realizadas por cada um deles em cada mídia:
Perfil | Web | TV | Revista | Jornal |
Influentes | Fazem compras | Atuações, concertos musicais | Economia | Emprego, guia de televisão, TV por assinatura, arte |
Bem informados | Fazem reservas, consultam guias | Filmes | Gastronomia | Encartes publicitários, construções |
Conectores | Baixam músicas e vídeos | Filmes | Matérias sobre relacionamentos | Tempo, meteorologia, automóveis |
Fonte: Hewitt Associates
A pesquisa
Para compor este estudo, o Ibope Mídia realizou uma pesquisa especial com 3,4 mil pessoas acima de 18 anos, em todo o Brasil. A fim de obter um retrato mais completo do comportamento do consumidor, o Ibope Mídia também usou dados do Target Group Index, estudo regular que ouve mais de 18 mil pessoas nas 11 principais regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).
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