“Conquistar votos parece a Bolsa de Valores, sobe e desce toda hora”, diz Lula

O ex-presidente disse que, se Temer quer ser presidente, deve disputar eleições, e não tentar promover um golpe

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após a presidente Dilma Rousseff cancelar seu discurso em um evento com programas sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu no ato e fez a defesa do atual governo. O petista afirmou que continua lutando para conseguir votos contra o impeachment, mas ressaltou que este trabalho é complicado.

“Conquistar votos é uma guerra, parece a Bolsa de Valores, sobe e desce toda hora, então temos que ficar negociando o tempo todo. Hoje, eu ainda vou conversar com três governadores”, disse durante evento público com movimentos sociais e sindicatos, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Lula também aproveitou para criticar o vice-presidente, Michel Temer, assim como fez Dilma em vídeo divulgado nesta madrugada. O ex-presidente disse que, se Temer quer ser presidente, deve disputar eleições, e não tentar promover um golpe. “O PMDB é um partido grande, o Temer pode se candidatar em 2018, e aí nós vamos debater, discutir ideias”, afirmou. “Por que tentar encurtar o mandato da Dilma se ela não cometeu nenhum crime de responsabilidade?”, questionou.

Continua depois da publicidade

Lula disse que o PT nunca pregou o ódio e a discórdia e sabe conviver com divergência de opiniões, mas respeitando as regras democráticas. “A democracia deles não respeita o direito a diferenças. E não adianta carregar bandeiras verdes e amarelas para dizer que são mais brasileiros que a gente”, afirmou. “Nós somos trabalhadores. Baderneiro é quem quer derrubar a Dilma com um golpe no Congresso Nacional”.

“Nós não vamos sair do Brasil, não vamos nos exilar, vamos lutar pela democracia”, garantiu. Ele lembrou que amanhã, durante a votação do impeachment na Câmara, pode ter gente que queira provocar, causar tumultos, mas os apoiadores do governo não podem aceitar provocações.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.