Conheça Luiz Bonat, o juiz substituto de Sérgio Moro na Lava Jato

Como a antiguidade é o principal critério de seleção, Bonat já tinha sido definido no concurso interno de promoção

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou, nesta sexta-feira (8), o nome do juiz Luiz Antonio Bonat como o novo titular da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. O magistrado vai substituir Sérgio Moro, que deixou o cargo no ano passado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Como a antiguidade é o principal critério de seleção, o nome de Bonat já tinha sido definido no concurso interno de promoção. Ao assumir o posto, ele ficará responsável por supervisionar todos os inquéritos da Lava Jato no Paraná e também julgar as ações penais ligadas à operação, entre elas, uma em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu, relacionada à sede do Instituto Lula, em São Paulo.

O ingresso de Bonat na 13ª Vara Federal em Curitiba retira a juíza Gabriela Hardt, que vinha substituindo Moro desde sua saída da magistratura, da condução dos trabalhos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na última quarta-feira (6), Hardt condenou o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Foi a segunda condenação do petista em primeira instância. Em julho de 2017, Lula foi condenado por Moro a 9 anos e seis meses de prisão – pena ampliada para 12 anos e 1 mês, por unanimidade, pelos desembargadores da 8ª Turma do TRF-4.

Quem é Luiz Antônio Bonat

Natural de Curitiba, Luiz Antônio Bonat atua como juiz federal desde 1993. Ele já exerceu o cargo na 1ª Vara de Foz do Iguaçu (PR), na 3ª Vara Federal de Curitiba, na 1ª Vara Federal de Criciúma (SC) e, atualmente, trabalha na 21ª Vara Federal de Curitiba, especializada em casos da área previdenciária.

Antes de assumir como juiz federal, Bonat atuou na Justiça Federal como servidor, nos cargos de auxiliar e técnico judiciário e, depois, como diretor de Secretaria. Ele é formado em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e tem especialização em Direito Público pela mesma instituição.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.