Eleição 2014

Confirmada nova pesquisa eleitoral do Ibope; resultado deve sair na quinta

Além da intenção de votos, instituto quer o grau de aprovação do governo Dilma e se os eleitores gostariam de uma mudança completa no próximo governo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Uma nova pesquisa eleitoral do Ibope foi confirmada no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste final de semana. A expectativa é que o resultado seja divulgado já na próxima quinta-feira (22) na TV Globo e O Estado de S. Paulo, que é quando encerram as entrevistas com os eleitores. No total, serão entrevistados 2002 pessoas com mais de 16 anos.

No questionário da pesquisa, o Ibope quer saber em quem o eleitor votaria tanto para primeiro como em caso de segundo turno, o grau de interesse com a eleição, avaliação do atual governo Dilma e a expectativa para o próximo presidente (“Gostaria que mudasse totalmente o governo do país?”).

Vale lembrar que na última pesquisa Ibope, de 17 de abril, a atual presidente Dilma Rousseff havia caído de 40% em março para 37% nas intenções de voto dos eleitores. Aquele foi a maior perda acumulada de eleitores da Dilma desde que sua popularidade entrou em queda, no início deste ano. No cenário mais provável, que inclui outros candidatos menores, Aécio Neves (PSDB) passou de 13% para 14% – ainda dentro da margem de erro -, enquanto Eduardo Campos (PSB) segue com 6%. Já o pastor Everaldo (PSC), passou de 3% para 2%. A soma dos demais pré-candidatos que era de 1% em março, agora dá 3%.

PUBLICIDADE

Já no caso de segundo turmo, a última pesquisa mostrou que Dilma continua vencendo em qualquer cenário. Contra Aécio, a atual presidente teria 43% contra 22% do adversário, enquanto no cenário com Eduardo Campos o resultado seria 44% a 17%. Já contra Marina Silva, Dilma venceria por 41% a 25%. Vale destacar, porém, que as taxas de não-voto (branco, nulo e não sabe) seguem muito altas.