Eleições

Confira os candidatos que irão disputar segundo turno para governador

Irão para o segundo turno, os governadores de 13 estados e do Distrito Federal

arrow_forwardMais sobre
Agência Brasil

No próximo dia 26, os brasileiros vão novamente às urnas para eleger o presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Nessas unidades da federação, a eleição foi para o segundo turno e os partidos disputam voto a voto a oportunidade de ampliarem o número de governadores em seus quadros.

O maior vitorioso do primeiro turno foi o PMDB, que elegeu quatro governadores. O partido também é o que tem mais chances no segundo turno, disputando em oito estados e podendo chegar a comandar quase metade do país, com 12 governadores se vencer em todas as unidades que disputa.

O PT, que disputa a Presidência com a candidata Dilma Rousseff, ganhou o comando de três estados no primeiro turno. Agora, o partido vai brigar no segundo turno por mais quatro estados, podendo chegar a sete no total.

PUBLICIDADE

O PSDB, que tem o outro candidato à Presidência, Aécio Neves, já elegeu dois governadores. A depender do resultado do segundo turno, os tucanos podem chegar a oito governadores no total.

O PSB, partido de Marina Silva, já elegeu um governador no primeiro turno. Agora, o partido segue para a disputa final com mais quatro candidatos com chances de ganhar. Mesmo que ganhe em todos os estados que disputa, a legenda começará 2015 com menos governadores que 2011, quando empossou seis candidatos.

PSD e PDT já elegeram um governador cada e brigam no segundo turno para fazerem mais um. Além deles, PRB, PR, PP e PROS também disputam a segunda fase da eleição. O PCdoB fez o primeiro governador de sua história em primeiro turno, com Flávio Dino, no Maranhão, mas não disputará nenhuma outra vaga no dia 26.