Detalhes

Confira na íntegra a proposta do governo para a reforma da previdência

Texto prevê uma economia de R$ 1,1647 trilhão em dez anos e propõe idades mínimas de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres

SÃO PAULO – Diante de grande expectativa, o presidente Jair Bolsonaro entregou no Congresso nesta quarta-feira (20) a proposta da nova reforma da Previdência, que entre outros pontos, sugere idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com 12 anos de transição.

O texto prevê uma economia de R$ 1,1647 trilhão em dez anos. Entre as propostas, estão a alteração e unificação das alíquotas dos regimes próprio (servidores públicos) e geral (iniciativa privada), a implementação de idade mínima e a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição.

A proposta também altera regras para a aposentadoria rural e introduz o regime de capitalização em combinação com o atual sistema de repartição. Confira os detalhes.

PUBLICIDADE

Além de uma apresentação de slides (clique aqui para ver) com os pontos básicos da proposta, também já está disponível o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma que foi entregue no Congresso, com 66 páginas.

Confira a proposta da reforma da Previdência na íntegra clicando aqui.

Para passarem a vigorar as mudanças, a PEC precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal por ao menos 3/5 dos membros de cada casa legislativa, o equivalente a 308 deputados federais e 49 senadores, em dois turnos de votações.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos