Conduta negacionista de Bolsonaro sobre vacina infantil terá impacto na reeleição, dizem analistas políticos

Levantamento aponta que ameaças do presidente contra a Anvisa, que aprovou a imunização, terão consequências em sua tentativa de permanecer no Planalto

Gabriel Toueg

Profissional da saúde segura vacina contra a Covid-19 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Publicidade

A conduta negacionista do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à vacinação de crianças no Brasil contra a Covid-19 deverá ter grandes impactos na corrida à reeleição do mandatário. Essa é a opinião de analistas políticos consultados para a edição 32 do Barômetro do Poder, produzido mensalmente pelo InfoMoney. Para 60% dos respondentes, os impactos das atitudes de Bolsonaro na corrida para permanecer no Palácio do Planalto serão “altos” ou “muito altos”.

O Barômetro compila, mês a mês, avaliações e expectativas de consultorias de análise de risco político e de analistas independentes sobre assuntos em destaque na agenda política nacional. Em uma escala que vai de 1 (impacto muito baixo) a 5 (muito alto), a conduta negacionista do presidente em relação à vacinação de crianças e as ameaças à Anvisa recebeu nota média de 3,53 no levantamento.

Clique aqui para ter acesso à íntegra do levantamento

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Desde a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) da primeira vacina para crianças entre 5 e 11 anos, em 16 de dezembro, Bolsonaro tem repetidamente tentado sabotar o programa de imunização infantil. Ele ameaçou servidores do órgão, dizendo que publicaria o nome das pessoas envolvidas na aprovação das vacinas para as crianças.

O presidente também chegou a dizer que a Covid-19 matou um “número insignificante” de crianças, o que gerou revolta no país. Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, a Covid-19 foi uma das principais causas de mortes de crianças na faixa etária que coincide com aquelas autorizadas a receber a vacina.

De acordo com os números da pasta, 311 crianças de 5 a 11 anos morreram no Brasil por síndrome respiratória aguda grave causada pela Covid-19. Os números, contudo, podem ser bem mais altos. Levantamentos com dados não oficiais dão conta de ao menos 558 óbitos de crianças até novembro de 2021.

Continua depois da publicidade

De acordo com esses dados, o Brasil teria uma criança morta a cada dois dias, em média, desde o início da pandemia, em março de 2020. O levantamento da Saúde mostra que a Covid-19 foi a 3ª maior causa de mortes infantis em 2020 e a 2ª no ano passado.

Bolsonaro também tem defendido que a vacina não seja obrigatória para crianças, como já fez em relação à vacinação da população em geral, e disse que não vacinará a filha mais nova, Laura, de 11 anos. Ele ainda acusou os técnicos da Anvisa, a quem chamou de “tarados por vacinas”, de terem interesses na liberação.

“Restam 12 meses”, lembrou um dos analistas que responderam à pesquisa de janeiro do Barômetro. “O ‘pior governo do mundo’ (termo cunhado pelo economista Pérsio Arida) ainda provocará muita destruição ao longo de 2022– ambiental, institucional, sanitária, econômica, educacional, moral e política. Serão longos 12 meses”, conclui.

Em função das posições de Bolsonaro, o Ministério da Saúde resolveu realizar uma “consulta pública” sobre o tema, apesar de ter opiniões baseadas na ciência para liberar a vacina. Dessa forma, acabou atrasando o início do programa de imunização infantil no país e abrindo brecha para desinformações, fake news e confusão entre pais e mães de crianças. O ministério chegou a cogitar a exigência de prescrição médica para aplicação das doses infantis, o que foi depois descartado.

Clique aqui para ter acesso à íntegra do levantamento

Enchentes

Outro aspecto sondado na pesquisa foi o impacto da conduta de Bolsonaro em relação às enchentes na Bahia e em Minas Gerais, nos primeiros dias do ano, que levaram dezenas de cidades a decretar estado de emergência ou calamidade.

Para 33%, o impacto será alto, mas a maioria (40%) acredita que a ausência de Bolsonaro – que estava de férias no Sul do país e preferiu não se deslocar para a região atingida pelos efeitos da chuva – deverá ter efeito nulo. Para 34%, o impacto será “baixo” (27%) ou “muito baixo” (7%).

Na mesma escala de 1 (impacto muito baixo) a 5 (muito alto), a conduta de Bolsonaro na crise das enchentes teve nota média de 3,00 na sondagem. “A conduta de Bolsonaro quanto às enchentes na Bahia e a vacinação de crianças tem pouco peso individualmente, mas é expressão reiterada de falta de empatia do presidente e de insistência em tema impopular, respectivamente”, escreveu um dos respondentes do Barômetro do Poder.

A edição 32 do Barômetro do Poder foi realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro, com questionários aplicados por meio eletrônico. Foram ouvidas 11 casas de análise de risco político (BMJ Consultores Associados; Control Risks; Empower Consultoria; Eurasia Group; Medley Global Advisors; Patri Políticas Públicas; Ponteio Política; Prospectiva Consultoria; Pulso Público; Tendências Consultoria Integrada; e XP Política) e 4 analistas independentes: Antonio Lavareda (Ipespe); Carlos Melo (Insper); Claudio Couto (EAESP/FGV) e Thomas Traumann.

Conforme acordado previamente com os analistas, os resultados do levantamento são divulgados apenas de forma agregada, sendo preservado o anonimato das respostas e comentários.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.