Computador da Caixa mudou perfil da Casa Civil no Wikipedia para “Casa da Mãe Joana Civil”

O responsável pela alteração informou ainda que adicionou "característica importante à Casa Civil"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Um computador da Caixa Econômica Federal foi usado para alterar o perfil da Casa Civil no Wikipédia apenas oito horas após a cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo titular da pasta. A mudança colocou o nome no ministério de “Casa da Mão Joana Civil”.

A descrição ainda dizia que a “Casa Civil, ou Casa da mãe Joana Civil, é o órgão diretamente ligado ao chefe do Poder Executivo de uma federação ou unidade da federação, criado pelo decreto-lei n° 920 de 1 de dezembro de 1938. Por fazer parte da estrutura do poder executivo, pode possuir status de ministério ou secretaria de governo, conforme se refira ao poder executivo federal ou estadual, respectivamente”.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a mudança foi feita às 18h26 (horário de Brasília) a partir de um IP nº 200.201.164.103, que, segundo o Wikipédia, é ligado à Caixa. O responsável pela alteração informou ainda que adicionou “característica importante à Casa Civil”. A Caixa informou, por meio de nota, que irá apurar os fatos relatados e abrirá um processo disciplinar.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Existe uma política interna que disciplina o uso de acesso à internet a partir da rede de computadores da Caixa. Quaisquer infrações à referida norma estão sujeitas às sanções disciplinares previstas no Regulamento de Pessoal da empresa, podendo, de acordo com o histórico do empregado, variar entre advertência, suspensão ou demissão por justa causa”, informou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.