Comportamento: 94% dos brasileiros têm algum tipo de preocupação ambiental

Preocupação é maior entre os entrevistado com nível superior, de 99%; já entre os com menor instrução o índice é de 88%

SÃO PAULO – No ano passado, 94% do brasileiros afirmaram se preocupar com algum tipo de questão ambiental. De acordo com a pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), realizada a pedido da CNI (Confedaração Nacional da Indústria) em dezembro de 2011, mostra que houve um aumento de 14 pontos percentuais neste item, quando comparado com a mesma pesquisa realizada em setembro de 2010.

Segundo a pesquisa, a preocupação com o meio ambiente tende a aumentar de acordo com o nível educacional do entrevistado. Entre os entrevistados com nível superior, o percentual dos que responderam ter algum tipo de preocupação ambiental chegou a 99%.

Por outro lado, dos entrevistados com até a quarta série do ensino fundamental, o número caiu para 88%.

PUBLICIDADE

Renda familiar
Ao considerar o nível de renda familiar, a preocupação também é maior entre os que têm mais rendimento. Entre as famílias com renda entre 5 e 10 salários mínimos, o percentual de preocupação com o meio ambiente é de 97% e cai para 88% entre os que possuem renda familiar de até 1 salário mínimo.

A preocupação com o meio ambiente também maior entre as mulheres e os jovens. Entre os temas, a preocupação também maior quando o assunto é desmatamento (53%), poluição da água (44%) e aquecimento global (30%).

Tratamento de lixo desperta a atenção de 27% dos entrevistados, seguido por poluição do ar (19%) e tratamento do esgoto (7%). A poluição provocada pelos veículos automotores despertou a preocupação de apenas 6% dos entrevistados.