Como assistir online ao debate entre os candidatos a presidente de TV Gazeta e Estadão

O debate terá cinco blocos e não contará com a participação de Cabo Daciolo, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, internado em São Paulo após o ataque sofrido na quinta-feira  

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Sem a presença de Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas, o terceiro debate entre os presidenciáveis nas eleições de 2018 ocorrerá neste domingo (9) a partir das 18h (horário de Brasília). O debate será realizado em parceria entre jornal O Estado de S. Paulo, rádio Eldorado, TV Gazeta, rádio Jovem Pan e Twitter e será realizado na sede da Gazeta, na Avenida Paulista (SP). 

Além do canal aberto, o debate será transmitido ao vivo pelo Twitter e pelo site do jornal O Estado de S. Paulo, além do site da TV Gazeta. A rádio Eldorado e a rádio Jovem Pan também transmitirão o debate. 

Os participantes do debate serão Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Após ter confirmado presença, Cabo Daciolo (Patriota) anunciou que não irá ao debate.

Continua depois da publicidade

Já o líder nas pesquisas Bolsonaro não comparecerá ao debate, uma vez que está internado no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista, recuperando-se do ataque a faca sofrido na tarde da última quinta-feira (6).

Fernando Haddad (PT), por sua vez, não participará do evento porque ainda é candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, cujo candidatura foi barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na semana passada. O PT tem até a próxima terça-feira (11) para a mudança de candidato. Haddad é o nome mais cogitado para o lugar de Lula, condenado e preso na Lava Jato.

Leia mais: 

Quais são os impactos políticos do ataque a Bolsonaro em MG?
– Jornais estrangeiros repercutem facada contra Bolsonaro, “o Trump brasileiro”
– Perfil do Facebook de acusado de esfaquear Bolsonaro tem postagens contra o candidato

Como será o debate

O debate terá a mediação da jornalista Maria Lydia Flandoli e contará com cinco blocos.

No primeiro, os candidatos responderão às perguntas de outros candidatos – todos deverão perguntar e todos deverão responder – a ordem é definida previamente por sorteio. Os candidatos, além da pergunta, terão direito a resposta, réplica e tréplica.

Já no segundo bloco, os candidatos vão responder a perguntas feitas por jornalistas. Ao questionarem, os jornalistas vão indicar outro candidato para comentar o mesmo tema da pergunta inicial. O terceiro bloco terá o mesmo molde do primeiro bloco, com mudança apenas na ordem de os candidatos fazerem perguntas.

O quarto bloco será destinado para as questões feitas pelo Twitter sobre saúde, segurança, educação, corrupção e economia. Um jornalista fará o questionamento ao presidenciável, que terá de escolher um adversário para comentar sua resposta, antes de fazer sua tréplica.

Na quinta e última parte, os candidatos farão suas considerações finais – cada um terá 45 segundos para deixar sua última mensagem ao eleitor.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.