Como assistir online ao debate entre os candidatos a presidente da Globo

 Mesmo com a ausência de Jair Bolsonaro, o líder nas pesquisas deve ganhar mais uma vez a atenção de seus oponentes

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Acontece na noite desta quinta-feira (4) o último debate entre os presidenciáveis antes do primeiro turno. O evento é promovido pela Rede Globo e será realizado das 22h às 0h (de Brasília) no estúdio da emissora no Rio de Janeiro. Mesmo com a ausência de Jair Bolsonaro (PSL), por razões médicas, o líder nas pesquisas deve ganhar mais uma vez a atenção de seus oponentes, assim como sua polarização com Fernando Haddad (PT).

Além do canal de TV aberto, o debate será transmitido ao vivo pelo site G1 e pela plataforma GloboPlay, o serviço de streaming da Globo. 

Foram convidados os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede). O critério adotado foi o da legislação eleitoral, que determina a presença de candidatos de partidos ou coligações que tenham ao menos cinco representantes no Congresso Nacional – Câmara e Senado. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Bolsonaro informou na quarta-feira (3) que não comparecerá ao encontro por determinação da equipe médica que o acompanha. “Depois da nossa avaliação clínica, nós contra-indicamos participação em debates ou em qualquer atividade que pudesse cansá-lo ou que o obrigasse a falar por mais de 10 minutos. Por que isso? Recentemente, ele foi submetido a duas cirurgias de grande porte. Uma em Juiz de Fora para salvar a vida dele. E outra para corrigir uma obstrução intestinal gravíssima que ele teve”, informou o cirurgião Antônio Macedo, relatando que Bolsonaro é um paciente “extremamente obediente” e que seguirá sua recomendação.

“Ele ainda não tem condições de ficar por mais de 10 ou 15 minutos em discussão ou atividade que exija esforço físico. Isso pode prejudicar a evolução dele”, acrescentou. Apesar disso, o candidato fará uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook às 22h, mesmo horário previsto para o início do debate da Globo. O objetivo seria apresentar as propostas do candidato e competir com o debate televisionado – e não comentar o programa.

Em um evento de campanha em São Paulo na quarta-feira (3), Ciro Gomes (PDT) criticou a ausência de seu oponente no debate. “Você não pode deixar de ir ao debate. Você está mentindo, e atestado médico falso é crime”, afirmou. “Vá ao debate da Globo que eu vou mostrar que você é uma cédula de R$ 3”, disse.

Continua depois da publicidade

Como será o debate

O debate terá mediação do jornalista William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, e terá quatro blocos. Na primeira parte, os temas das perguntas são livres e os candidatos escolherão para quem perguntar. No segundo bloco, os temas serão determinados por sorteio. No terceiro bloco, os candidatos voltam a questionar assuntos de livre escolha e no quarto bloco novos temas serão sorteados. 

A ordem das perguntas e o posicionamento dos candidatos foram definidos por sorteios prévios. Cada candidato terá 30 segundos para fazer as perguntas, 1 minuto e 30 segundos para dar sua resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.