Comissão Interamericana de Direitos Humanos critica governo Temer e fala em retrocesso

Para o organismo, o ministério montado por Temer sem mulheres e negros exclui dos mais altos cargos do governo mais de metade da população brasileira

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Se não bastasse o início de governo conturbado de Michel Temer, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos aumentou, nesta quarta-feira (18), o coro de críticas que o peemedebista tem sofrido ao afirmar que algumas medidas tomadas por ele são “um retrocesso e tem um impacto negativo na proteção e na promoção dos direitos humanos”.

Para o organismo, que expressa “profunda preocupação” com as medidas, o ministério montado por Temer sem mulheres e negros exclui dos mais altos cargos do governo mais de metade da população brasileira. A CIDH lembra ainda que a última vez que o país teve um gabinete sem mulheres foi na época da ditadura militar e considera “alarmante” a eliminação dos ministérios da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A entidade comenta ainda as recentes notícias de que haverão cortes de verbas em alguns programas sociais, lembrando que o Brasil ratificou o Protocolo de San Salvador, que veta a adoção de medidas “que piorem a situação dos direitos humanos, sociais e culturais”. O atual governo nega que os eventuais cortes afetarão programas sociais.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O comunicado afirma também que Dilma “foi eleita constitucionalmente pelo voto popular” e faz um apelo para que o Legislativo brasileiro julge o impeachment “estritamente dentro do marco da lei e com apego aos princípios do direito internacional e dos direitos humanos”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.