Comissão da privatização da Eletrobras tem obstrução da oposição para votar plano

"O governo precisa decidir se quer debater a matéria. Vou pedir o requerimento de urgência ao plenário. Se o plenário aprovar, vamos discutir lá", afirmou o relator da matéria

Estadão Conteúdo

Usina Eólica Volta do Rio - Ceará *** Local Caption *** Vista dos aerogeradores durante a visita técnica à usina Eólica Volta do Rio no Ceará. Usina eólica conectada a SE SOBRAL III, Chesf. A usina pertence ao grupo Energimp S/A, controlado pela IMPSA WIND (Industrias Metalúrgicas Pescarmona S.A.).

Publicidade

A Comissão Especial da Câmara que analisa o projeto de privatização da Eletrobras conseguiu quórum para abrir a sessão, mas enfrenta a obstrução de deputados da oposição. O relator da matéria, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), voltou a reclamar da baixa quantidade de parlamentares da base do governo para que o plano de trabalho e os demais requerimentos da comissão sejam aprovados.

“O governo precisa decidir se quer debater a matéria. Vou pedir o requerimento de urgência ao plenário. Se o plenário aprovar, vamos discutir lá”, afirmou Aleluia.

As últimas três sessões da comissão nem chegaram a ser iniciadas devido à falta de quórum. Nesta terça-feira, deputados do PT, PDT, PCdoB e outros partidos de oposição levantaram questões de ordem e pediram verificação de quórum na votação de um pedido para a inversão da pauta.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“A oposição é pró-falência da Eletrobras. O atual governo recebeu a empresa semidestruída, precisando de recursos do Tesouro Nacional para sobreviver. Com a desestatização, o preço da energia ficará mais barato”, chegou a rebater o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

Após Perondi afirmar que a Eletrobras foi tratada como uma “boquinha” pelos governos anteriores, o deputado Wadih Damous (PT/RJ) respondeu que os últimos cinco ministros de Minas e Energia eram integrantes do próprio PMDB.

Após algum bate-boca entre governistas e oposicionistas, deputados da posição criticaram até mesmo o fato do presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB) não saber quem é o novo ministro do MME.

Continua depois da publicidade

O presidente Michel Temer deu posse hoje a Moreira Franco como novo chefe da pasta. “Não é função do presidente dessa comissão saber quem o governo nomeia”, argumentou Motta.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.