Timing Político

Comedido ou discurso inflamado: o que esperar de Bolsonaro na convenção do PL no domingo

Campanha quer que presidente foque em conquistas recentes do governo, como a PEC dos Auxílios, mas teme temperamento do chefe do Executivo

Por  Anderson Figo -

O Partido Liberal realiza, no próximo domingo (24), sua convenção para as eleições 2022. O evento, que será no Rio de Janeiro, marcará a confirmação da candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição.

Os olhos estarão voltados à postura do chefe do Executivo, que pode optar por um discurso mais inflamado, para alimentar apoiadores da ala mais radical do partido, ou seguir as instruções da equipe de campanha e focar nas medidas que o governo recentemente conseguiu aprovar junto ao Congresso para aliviar o bolso dos brasileiros na crise.

Leia também: MDB e o futuro de Simone Tebet: partido pode desistir da candidatura ao Planalto?

A expectativa aumentou depois de Bolsonaro ter, na última segunda-feira (18), convidado embaixadores em Brasília para uma apresentação onde levantou novas dúvidas sobre o processo eletrônico de votação nacional. O episódio pegou mal ao governo e foi criticado por diversas autoridades.

A avaliação é dos analistas que participaram da edição da última quarta-feira (20) do Timing Político, exibido pelo canal do InfoMoney no YouTube. Assista à íntegra do programa pelo player acima ou clicando aqui.

“O presidente Bolsonaro precisa sinalizar, sobretudo para a sua base, que ‘o povo está com ele’. Ele precisa lotar o Maracanãzinho, precisa mostrar que tem força, ser carregado no colo etc. Mas os marqueteiros dele têm preocupação de ele se empolgar e entornar o caldo mais uma vez”, disse o cientista político Carlos Melo, professor do Insper.

Lula Guimarães, especialista em marketing político, afirmou que Bolsonaro pode estar optando por “não perder a identidade”, mesmo que isso possa custar a eleição. “Nos discursos do Bolsonaro a gente tem visto — e essa semana a gente acabou de ver no encontro com embaixadores a insistência na repetição do discurso contra a urna eletrônica — que o presidente continua falando para o seu seguidor mais radical, ele continua mantendo sua identidade mais radical”, disse.

“Essa manutenção a gente vê nos vários posicionamentos dele. A campanha entra em pânico quando vê ele radicalizando demais. A campanha vê nos discursos atuais do Bolsonaro uma ligação com o Bolsonaro de 2018, o que, para os estrategistas agora, está superado. O eleitor não está mais ligado naquele Bolsonaro de 2018”, completou.

“A convenção do PL que vai acontecer neste fim de semana. A impressão que dá é que a convenção, que é apenas um evento pro forma, ela pode significar um ato, no discurso de Bolsonaro, de conquista de novos eleitores e de um reposicionamento. Resta saber se ele conseguirá fazer isso ou se ele vai optar por fazer um discurso mais radical, que talvez culmine num radicalismo maior ainda no 7 de setembro.”

A analista de política da XP Júnia Gama lembrou que a eleição segue pendendo à polarização entre Lula e Bolsonaro, citando como sinal disso a convenção do PDT que oficializou Ciro Gomes como candidato do partido na disputa pelo Planalto.

“Estava bem esvaziada, não tinham 500 pessoas. Pouquíssima militância. Pouca gente de peso, você não via muitos parlamentares no palanque ao lado de Ciro, não via governadores. Não parece que o partido tenha se mobilizado de fato”, disse.

“Essa convenção foi um retrato da situação da candidatura dele. Eu comparo com um evento do PT que teve aqui em Brasília na semana passada do ex-presidente Lula. Não era convenção nem nada, era só um evento do PT-DF, que reuniu quase 10.000 pessoas”, completou.

Assista, na íntegra, ao Timing Político desta semana no vídeo acima ou clique aqui. O programa é exibido ao vivo sempre às quartas-feiras, às 18h (horário de Brasília), no canal do InfoMoney no YouTube.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe