Começa debate de plano no Congresso dos EUA; cresce expectativa de aprovação

Com estimativa de mudança no voto de 20 deputados, pacote deverá conseguir aval da Casa dos Representantes nesta tarde

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Começa na Casa dos Representantes o debate do reformulado pacote de socorro às instituições financeiras de Wall Street, aprovado na quarta-feira (1) pelo Senado norte-americano. A expectativa é de que a chance de aprovação é maior.

O aval dos congressistas, que poderá ser anunciado ainda nesta tarde, dará mais um passo adiante para a liberação dos US$ 700 bilhões destinados à compra de “títulos podres”, o que promete aliviar a situação de instituições financeiras do país. Até o momento, 20 membros da Casa dos Representantes já afirmaram ter mudado de opinião, em apoio à medida.

Na última segunda-feira, a versão antiga da proposta foi levada ao Congresso e acabou sendo recusado, com votos contrários partindo inclusive da bancada Democrata, defensora do pacote. O placar havia sido apertado, 228 a 205, o que favorece a perspectiva de que as 20 conversões já são suficientes para o aval da Casa.

Argumentos a favor

PUBLICIDADE

Além da mudança de lado de parte dos congressistas, analistas ressaltam as alterações que o pacote sofreu ao longo da semana, o que também deve atrair votos de membros que se posicionaram contra na votação passada.