“Combate à corrupção tem que ser eterno”, diz sócio da PwC

O UM BRASIL, parceiro de conteúdo do InfoMoney, entrevistou o sócio da PwC Brasil, Leonardo Lopes

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Para falar sobre o combate à corrupção e os programas de boa governança e compliance no setor privado, o UM BRASIL, parceiro de conteúdo do InfoMoney, entrevistou o sócio da PwC Brasil, Leonardo Lopes.

Na conversa, ele explica o que é corrupção, quais os pilares para enfrentá-la e como os procedimentos de compliance ajudam as empresas a evitá-la. Lopes ainda aborda os efeitos da globalização e das novas tecnologias nas investigações criminais e os impactos da Lava Jato e da delação premiada sobre a cultura da corrupção no Brasil.

“Se eu estou em um país em que existe uma cultura de corrupção é porque existiu uma ruptura na relação de confiança entre o governo e população. Porque existe um sentimento, uma percepção, de que o governo, as pessoas que têm poder naquele ambiente, fazem um mau uso daquele poder”, diz Lopes em um trecho da entrevista.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.