Perspectivas

Com mais um feriado, Previdência, Trump e mais 3 indicadores agitam a próxima semana

Prévias de inflação e PIB são destaque entre os indicadores brasileiros em semana que contará com outro feriado - desta vez apenas no Brasil

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Após esta semana mais curta nos principais mercados globais, os investidores brasileiros já se preparam para mais um feriado nos próximos dias, mas que desta vez manterá apenas a B3 fechada, enquanto Wall Street e Europa negociarão normalmente. Entre 17 e 21 de abril, o destaque voltará a ficar com o cenário político doméstico, enquanto segue tenso o ambiente externo diante dos riscos da situação na Síria e as declarações vindas de Estados Unidos e Rússia.

No Brasil, após diversos adiamentos, é esperada mais uma vez a votação da renegociação das dívidas dos estados, que deveria ter tido um resultado nos últimos dias, o que acabou não acontecendo por conta do esvaziamento do plenário da Câmara após a divulgação da “lista de Fachin”. Outro evento importante na política será a leitura do relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência.

O presidente da comissão que discute a reforma na Câmara dos Deputados, Carlos Marun (PMDB-MS) confirmou que o documento será lido na terça-feira (18) às 11h (horário de Brasília). Ele informou ainda que a apresentação para os deputados da base, que deve ter a presença do presidente Michel Temer, ocorrerá no mesmo dia, antes da leitura na comissão.

Aprenda a investir na bolsa

Enquanto isso, no exterior, aumenta a tensão geopolítica diante dos recentes ataques dos EUA contra a Síria e o Afeganistão, o que gerou comentários negativos, principalmente do presidente russo, Vladimir Putin. Nesta quinta-feira (13), o governo americano lançou no Afeganistão a chamada “mãe de todas as bombas”, em um ataque contra o Estado Islâmico. Os reflexos desta decisão ainda não são tão grandes quando o que ocorreu na semana passada, mas novos ataques ou mesmo represálias podem ocorrer nos próximos dias, trazendo mais apreensão.

Entre os indicadores, no Brasil, destaque para a divulgação do IBC-Br e do IPCA-15, considerados as prévias do PIB (Produto Interno Bruto) e inflação do País. O primeiro será apresentado na segunda-feira (17), às 8h30, enquanto o segundo será divulgado na quinta-feira (20), às 9h. No exterior, a atenção fica com o Livro Bege, que traz a visão do Federal Reserve sobre o momento atual da economia americana.

Por fim, importante lembrar que, diferente do que ocorre nesta semana, no dia 21 de abril (sexta-feira) será feriado apenas no Brasil, com Wall Street e os mercados europeus ficando abertos. Com isso, os investidores precisam ficar atentos ao desempenho dos ADRs (American Depositary Receipt) das companhias brasileiras negociadas nos EUA, já que eles podem dar uma indicação do movimento das ações na segunda-feira seguinte.

Para conferir a agenda completa da semana, clique aqui.