Com aval de Dilma, Renan articula proposta para reduzir os poderes dela

Semiparlamentarismo preservaria o mandato de Dilma como presidente, mas deixaria a administração para um primeiro-ministro

Lara Rizério

SÃO PAULO – Com o aval da presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu articular a votação da proposta do semiparlamentarismo, que reduz os poderes dela.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a sugestão foi discutida numa reunião a sós entre Renan e Dilma recentemente e revelada por ele a aliados próximos após a convenção do PMDB. Essa proposta preservaria o mandato de Dilma como presidente, mas deixaria a administração para um primeiro-ministro. 

O posto poderia ficar com o vice-presidente Michel Temer, dependendo da emenda constitucional aprovada. A engenhosa solução aponta que Renan ainda resiste a abandonar Dilma. 

Renan decidiu, na semana passada, criar uma comissão especial para discutir o regime de governo. Contudo, a sugestão de Renan tem reduzidas chances de prosperar, segundo interlocutores. 

Publicidade

Especiais InfoMoney:

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

InfoMoney faz nova atualização na Carteira Recomendada de março; confira

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.